logo-academia-site
logo-academia02
  • Slide 03
  • Slide 02
  • Slide 01
  • Slide 04

odoni-grohs

Odoni Gröhs

Biografia

Nasceu em Canoas-RS, aos 31 de março de 1947.

Concluiu os cursos primários e secundários no Colégio São José, em sua terra natal.

O curso superior foi realizado junto à Faculdade de Medicina da Universidade Católica de Pelotas-RS, diplomando-se no ano de 1971.

Em 1998 concluiu o curso de pós-graduação em Medicina Ortomolecular, cursado na Sociedade Brasileira de Clínicas Médica, em Cuiabá-MT.

Exerceu atividades no Magistério como Supervisor (Coordenador) de Estágio para Doutorandos do Curso Médico na Universidade Católica de Medicina, em Pelotas-RS, entre os anos de 1985 e 1996; Professor do Curso Médico para Doutorandos da Faculdade (Emescan), Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória-ES e Hospital Santa Maria Bertila, de Guiratinga, no período de janeiro a dezembro de 1985; Professor do Curso Médico da Faculdade Católica de Medicina, conforme convênio entre a Universidade Católica de Pelotas e o Hospital Santa Maria Bertila, de Guiratinga, no período de 1980 a 1995.

Na administração pública, ocupou o cargo de Secretário Municipal de Saúde de São José do Povo-MT, ocasião em que foi homenageado com o Título de Cidadão Honorário de São José do Povo, 1997.

Em 12 de julho de 1996, fundou, em Mato Grosso, a Sociedade Brasileira de Escritores Médicos (SBEM), instituição originalmente criada em São Paulo, aos 23 de abril de 1965, hoje ramificada em todos os Estados brasileiros.

Membro de várias outras Associações Médicas em São Paulo, Cuiabá, Rio de Janeiro, Guiratinga e Porto Alegre, a exemplo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Membership oh American College of Physicians, da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia, da União de Médicos Escritores (Sobrames), da União de Médicos Escritores e Artistas Lusófonos (UMEAL), da Sociedade Gaúcha dos Médicos Poetas, dentre outras.

Recebeu várias distinções, tais como: Títulos, Medalhas de Honra, Destaque do Ano, Consagração Pública, Honra ao Mérito, dentre outras.

Bibliografia

Publicações

  • Florilégio Poético I e II (1997)
  • Acalanto Lirial (1997)
  • Meninos de Rua (1998)
  • Fascículos Mensais (1997)
  • Testamento – Viagem de Crepúsculo Antecipado (1997)
  • Canções de gastar palavras
  • Ao sul do outono
  • Dicionário de Termos Anatômicos

Premiações

Premiações Literárias: Concurso Literário da União de Médicos Escritores e Artistas Lusófonos (1997); 3º Concurso Literário Nacional (1998); 5º Prêmio Escriba de Piracicaba (1998).

 

Últimas Fotos

Show de Samba na Varanda da AML
A Academia Mato-grossense de Letras recebeu mais de 300 convidados para o show de música popular brasileira.

 

Novos Acadêmicos
Jantar em comemoração a eleição dos quatro novos acadêmicos que assumirão as cadeiras vagas da AML.

titulo historia em imagens

jose-de-mesquita

José de Mesquita

Esse é José de Mesquita, fundador da Academia Mato-Grossenses de Letras. Mesquita era filho do jurista, abolicionista de mesmo nome. Foi desembargador e dirigiu o Tribunal de Mato Grosso por 10 anos, assim como a própria AML por 40 anos. Com uma produção surpreendente, correspondeu-se com outras instituições culturais e academias de letras pelo Brasil.

blog-pedro-juca