logo-academia-site
logo-academia02
  • Slide 03
  • Slide 02
  • Slide 01
  • Slide 04

virgilio-alves-correa-neto

Virgílio Alves Corrêa Neto

Biografia

Nasceu em Cuiabá-MT, aos 21 de janeiro de 1908, onde cursou o ensino fundamental e médio.

No Rio de Janeiro, ingressou e se formou na Faculdade de Medicina. Defendeu a Tese intitulada Mola Hidatiforme, defendida com distinção. Na área médica, como Mortalidade por Tuberculose em Cuiabá, Corumbá e Campo Grande, em co-autoria com o médico Hélio Ponce de Arruda, e Inquérito Epidemológico sobre a Malária; O Conselho Regional de Medicina e seu relacionamento com o Hospital, além de um trabalho bastante significativo, a Hérnia Diafragmática e Dentição precoce.

Após a formatura regressou a Mato Grosso onde lecionou Física e Química no Campo Grande e em seguida no Liceu Cuiabano, na Capital.

Pelo alto prestígio no seio da população mato-grossense, ingressou na política, elegendo-se Deputado Estadual Constituinte no ano de 1947, em pleno período de redemocratização do país. Inspirado pelo clima democrático, escreveu na Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso o artigo O Estado de Mato Grosso no período de Dutra.

No ano de 1951 elegeu-se Deputado Federal por Mato Grosso, oferecendo no cenário da Câmara dos Deputados relevante contribuição para o Estado.

Faleceu em Cuiabá-MT, aos 28 de janeiro de 1993.

Últimas Fotos

Show de Samba na Varanda da AML
A Academia Mato-grossense de Letras recebeu mais de 300 convidados para o show de música popular brasileira.

 

Novos Acadêmicos
Jantar em comemoração a eleição dos quatro novos acadêmicos que assumirão as cadeiras vagas da AML.

titulo historia em imagens

jose-de-mesquita

José de Mesquita

Esse é José de Mesquita, fundador da Academia Mato-Grossenses de Letras. Mesquita era filho do jurista, abolicionista de mesmo nome. Foi desembargador e dirigiu o Tribunal de Mato Grosso por 10 anos, assim como a própria AML por 40 anos. Com uma produção surpreendente, correspondeu-se com outras instituições culturais e academias de letras pelo Brasil.

blog-pedro-juca