logo-academia-site
logo-academia02
  • Slide 03
  • Slide 02
  • Slide 01
  • Slide 04

man

Isác Póvoas

Biografia

Nasceu em Cuiabá-MT, no dia 4 de janeiro de 1886, descendendo de Pedro Fernandes Póvoas e Galdina Virgínia Póvoas.

Seus primeiros estudos foram cursados em Cuiabá, bacharelando-se em Ciências e Letras pelo Liceu Salesiano São Gonçalo.

Na vida profissional, iniciou carreira como professor interino e depois catedrático de Literatura e Lógica do Liceu Cuiabano, estabelecimento que chegou a dirigir entre os anos de 1916 a 1920, exercendo o mesmo cargo no ano de 1925. Lecionou também na Escola Normal.

Suas lides no campo educacional o alçaram ao cargo de Diretor da Instrução Pública (hoje Secretário de Estado de Educação). Mais tarde, dirigiu a Tipografia Oficial (hoje Iomat), tendo também ocupado os cargos de Delegado de Polícia e Secretário do Interior, Justiça e Finanças.

Na política, foi Prefeito Municipal de Cuiabá, numa administração notável. Ocupou também os cargos de Presidente do Conselho Administrativo do Estado e Presidente da Caixa Econômica Federal, em Mato Grosso.

O jornalismo foi uma de suas vocações, tendo colaborado nas revistas Nova Época, A Reação, A Liça, O Democrata, O Município, O Correio do Estado, O Estado de Mato Grosso, diretor de O Social Democrata, assim como na Revista da Academia Mato-Grossense de Letras.

Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, instituição que dirigiu entre os anos 1956 a 1970, deixou publicadas as obras Dois discursos de oportunidade (1930). Escritos: Depoimentos e Cartas (1987) (Coleção Mato Grosso: História) e Centenário de seu nascimento: escritos, depoimentos, cartas (1987).

Faleceu em Cuiabá, a 1º de outubro de 1970.

 

Deixou publicadas as obras

  • Dois discursos de oportunidade (1930).

Escritos:

  • Depoimentos e Cartas (1987) (Coleção Mato Grosso: História) e
  • Centenário de seu nascimento: escritos, depoimentos, cartas (1987).

 

Últimas Fotos

Show de Samba na Varanda da AML
A Academia Mato-grossense de Letras recebeu mais de 300 convidados para o show de música popular brasileira.

 

Novos Acadêmicos
Jantar em comemoração a eleição dos quatro novos acadêmicos que assumirão as cadeiras vagas da AML.

titulo historia em imagens

jose-de-mesquita

José de Mesquita

Esse é José de Mesquita, fundador da Academia Mato-Grossenses de Letras. Mesquita era filho do jurista, abolicionista de mesmo nome. Foi desembargador e dirigiu o Tribunal de Mato Grosso por 10 anos, assim como a própria AML por 40 anos. Com uma produção surpreendente, correspondeu-se com outras instituições culturais e academias de letras pelo Brasil.

blog-pedro-juca