logo-academia-site
logo-academia02
  • Slide 03
  • Slide 02
  • Slide 01
  • Slide 04

yasmin-jamil-nadaf

Yasmin Jamil Nadaf

Fotobiografia

1961 – Nasce em Cuiabá, Mato Grosso, no dia 22 de maio, às 10 horas e 30 minutos da manhã. Segunda filha de Jamil Boutros Nadaf e Laila Mussa Nadaf. Irmã de Samia e Pedro Nadaf.foto

1966/78 – Início dos estudos no Jardim da Infância Menino Jesusfoto, na Praça do Rosário, em Cuiabá, tendo como primeira professora a irmã Teresa Trainotti. Também em Cuiabá cursou o 1º e o 2º Grau. O Primeiro Grau no Asilo Santa Rita (1ª a 4ª Série), e no Colégio Coração de Jesus (5ª a 8ª Série), e o Segundo Grau na Escola Técnica Federal de Mato Grosso (Curso de Edificações).foto

1977 – Prêmio de 2º lugar no Estado de Mato Grosso na Maratona Escolar Érico Veríssimo, representando o Estado na Seleção Final da Maratona no Rio de Janeiro, em janeiro de 1978. Essa Maratona Literária, voltada para alunos do 2º Grau, foi uma ação conjunta entre a Bloch Educação, a Caixa Econômica Federal e as Secretarias de Estado de Educação do país.

1978 – Prêmio de 1º lugar no Estado de Mato Grosso na Maratona Escolar José de Alencar, representando o Estado na Seleção Final da Maratona no Rio de Janeiro, em janeiro de 1979. Essa Maratona Literária, voltada para alunos do 2º Grau, foi uma ação conjunta entre a Bloch Educação, a Caixa Econômica Federal e as Secretarias de Estado de Educação do país.

1979 – Matricula-se no Curso de Letras, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), colando grau em janeiro de 1983.foto

1982 – Ministra a disciplina Língua Portuguesa (carga horária de 210 horas-aula) para o Curso de Licenciatura Plena para Graduação de Professores da Parte de Formação Especial do Currículo do Ensino de 2º Grau, desenvolvido pela UFMT/SEC-MT/CENAFOR.

1983 – Cursa a Especialização em Literatura Brasileira, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba/PR.

1984 a 2005 – Contratada como Técnica Administrativa pela Universidade Federal de Mato Grosso, para prestar serviços na implantação do Hospital Universitário Júlio Müller. De fevereiro de 1986 e outubro de 1988, esteve à disposição da Delegacia do MEC/MT, desenvolvendo serviços técnicos educacionais. Em janeiro de 1994 transfere-se para o Núcleo de Documentação e Informação Histórica e Regional da citada Universidade, de onde se licenciou sem ônus de 1998 a 2005, ano que oficializa sua demissão da instituição.

1986 – Publica o ensaio literário A obra poética de Silva Freire, no livro Benedito Sant'Ana da Silva Freire: catálogo de exposição, organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso.

1987 – Eleita membro efetivo da Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro Oeste. (Cadeira n.53 – Posse em 11.12.1987)foto

1991 – Torna-se membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística/ ANPOLL, do Grupo de Trabalho "Mulher e Literatura".

1993 – Obtém o título de Mestre em Letras na área de Literaturas de Língua Portuguesa, na Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Assis/SP. Bolsa de Fomento: CAPES.

1994 – Lança no dia 08 de março, no Palácio da Instrução, em Cuiabá, o livro Sob o signo de uma flor. Estudo de A Violeta, publicação do Grêmio Literário Júlia Lopes – de 1916 a 1950.foto Dia 24 do mesmo mês autografa o livro na Livraria Sette Letras Editora, no Rio de Janeiro foto(Tiragem do livro: 1.000 exemplares).

1994 – Recebe o Prêmio Ganza de Cultura instituído pela Prefeitura Municipal de Cuiabá.

1995 – Eleita membro efetivo da Academia Mato-grossense de Letras. (Cadeira n.38 – Posse em 27.10.1995)foto

1995 – Torna-se membro da Associação Brasileira de Literatura Comparada/ABRALIC. Em 2009 solicita desligamento da associação.

1997 – Organiza e publica o Catálogo de títulos sobre a mulher para o Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso. (Tiragem do livro: 1.000 exemplares)

1998 – Recebe o Mérito Cultural concedido pela União Brasileira de Escritores.foto

2001 – Recebe a Comenda Memória do Legislativo outorgada pela Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso. (Resolução n.181/98 – D.O. 05/01/1999).

2001 – Obtém o título de Doutora em Letras na área de Literaturas de Língua Portuguesa, na Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Assis/SP. Bolsa de Fomento: CNPq.foto

2002 – Publica o livro Rodapé das miscelâneas. O folhetim nos jornais de Mato Grosso, séculos XIX e XX , no Sesc Arsenal, em Cuiabá, na data de 18 de julho.foto O livro é relançado no VIII Congresso Internacional da Abralic (Associação Brasileira de Literatura Comparada), em Belo Horizonte/MG, no dia 25 do mesmo mêsfoto (Tiragem do livro: 1.000 exemplares).

2003 – Compõe o quadro de Sócia Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás.foto

2003 – Integra o quadro de sócios da União Brasileira de Escritores/UBE – Seção Rio de Janeiro. Em 2011 solicita desligamento da entidade.

2003 – Lança na data de 19 de dezembro, no Sesc Arsenal, em Cuiabá, Diálogo da escrita. Alagoanos na imprensa de Mato Grosso, primeira metade do século XX.foto Posteriormente, o livro consta dos lançamentos do XIX Encontro Nacional da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística), em Maceió/AL, em 30 de junho de 2004. Na capital alagoana a autora presenteia a rede estadual de ensino do estado com 300 unidades do livro (Tiragem do livro 1.000 exemplares).

2004 – Recebe a Ordem do Mérito Legislativo conferida pela Câmara Municipal de Cuiabá. (Decreto n.069, de 30/03/2004).foto

2004 – Em 21 de outubro autografa Presença de mulher. Ensaios, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.foto O livro é relançado no Sesc Arsenal, em Cuiabá, na data de 26 de novembro.foto Em setembro de 2005 a autora presenteia a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro com 300 unidades do citado livro , em agradecimento a formação cultural integral que obteve daquele centro, graças à preservação governamental dos seus acervos. (Tiragem do livro: 2.000 exemplares).

2005 – Recebe o Mérito BPW, concedido pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais - BPW Cuiabá (Business Professional Women), filial da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais, alusivo ao Dia Internacional da Mulher.foto

2005 – Compõe o quadro de Sócia Correspondente da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul. Em 2011 solicita desligmento da Academia.

2005 – Conclui o Pós-Doutorado em Letras na área de Literatura Comparada, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsa de Fomento: FAPERJ. 

2006 – Na data de 25 de maio, a Assembléia Legislativa de Mato Grosso realiza sessão de lançamento do seu livro Machado de Assis em Mato Grosso. Textos críticos da primeira metade do século XX, que conta com a presença do escritor Murilo Melo Filho representando a Academia Brasileira de Letras foto(Tiragem do livro: 1.000 exemplares).

2006 – Coordena o Simpósio “Na audiência do tempo: regionalismo e intertextualidade na literatura de Mato Grosso”, no X Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic), na UERJ/Rio de Janeiro, de 31/07 a 04/08/2006. Nele reúne 23 professores/pesquisadores de vários municípios de Mato Grosso, em torno da escrita literária produzida na região.

2006Participação em Banca de Doutoramento de Eliana de Almeida, na Universidade Estadual de Campinas (Letras/UNICAMP), em 18 de agosto. Título da Tese: "Folhetim: uma crônica da língua".

2006 a 2008 – Integra o quadro dos professores do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), ministrando as disciplinas Literatura Mato-grossense e Literaturas de Língua Portuguesa I, II e III.

2006 – Recebe a Homenagem Escritora e Crítica Literária oferecida pelas instituições de ensino universitário, entre elas a Unemat, a Unic, e o Univag na Literamérica – Feira Sul-Americana do Livro, realizada em Cuiabá.

2007 – Participação em Banca de Doutoramento de Maria Cristina de Aguiar Campos, na Universidade de São Paulo (Educação/USP), em 29 de janeiro. Título da Tese: "Manoel de Barros: o demiurgo das terras encharcadas – Educação pela vivência do chão".

2007 a 2010 – Ministra as disciplinas de Cultura e Literatura Mato-Grossense (30 horas) e Literatura, História e Narrativa (30 horas) no Curso de Especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino da Língua Materna e Literatura Mato-Grossense, do Instituto Cuiabano de Educação (ICE).

2007Nome de Turma dos Formandos do Curso de Licenciatura em Letras do UNIVAG - (Turma LET03/2), na Colação de Grau em Fevereiro.

2007 – Em março, sua Fotobiografia integra a Mostra Permanente Mulheres Mato-Grossenses, e que mulheres!, do Instituto Memória, da Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso.

2007 – Recebe a Moção de Louvor outorgada pela Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso, pela passagem dos 86 anos da fundação da Academia Mato-Grossense de Letras, em setembro; a Moção de Aplausos concedida pela Câmara Municipal de Cuiabá, em virtude dos serviços prestados à sociedade cuiabana e brasileira como membro da Academia Mato-Grossense de Letras, em novembro; e, a Moção de Louvor foto outorgada pela Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso, pela passagem dos 06 anos de fundação da BPW Cuiabá (Business Professional Women), em dezembro.

2008 – Por ocasião do Dia Internacional da Mulher recebe a Moção de Congratulação concedida pela Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso; e, a homenagem Mulher que faz a diferença, oferecida pela Vice-Prefeitura/Prefeitura de Cuiabá.

2008 – Participação em Banca de Doutoramento de Eni Neves da Silva Rodrigues, na Universidade Estadual de Campinas (Letras/UNICAMP), em 07 de abril. Título da Tese:“Impressões em preto e branco: história da leitura em Mato Grosso na segunda metade do século XIX”.

2008 – Participação em Banca de Doutoramento de Nancy Lopes Yung Delbem, na Universidade de São Paulo (Letras/USP), em 07 de maio. Título da Tese: “Pensamento crítico-teórico de Aquino Corrêa: considerações sobre crítica e teoria literárias em Mato Grosso”.

2008Madrinha de Turma e Professora Homenageada dos Formandos do Curso de Licenciatura em Letras do UNIVAG - (Turma LET05/1), na Colação de Grau em Agosto.foto

2008 – Participação em Banca de Doutoramento de Marinei Almeida, na Universidade de São Paulo (Letras/USP), em 04 de agosto. Título da Tese:“Entre vôos, pântanos e ilhas: um estudo comparado entre Manoel de Barros e Eduardo White”.

2008 – Em comemoração ao Ano Nacional Machado de Assis, ministra o Curso de Extensão (40 horas-aula) “Re-visitando Machado de Assis no centenário de sua morte”, para cerca de 200 profissionais da área de letras, na Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça/Secretaria de Estado de Cultura, em Cuiabá, no período de 29/09 a 02/10. O mesmo Curso foi ministrado no Campus da Unemat/Tangará da Serra, para cerca de 300 profissionais da área de Letras, entre os dias 25 a 28/08.

2008 – Recebe a Moção de Louvor outorgada pela Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso, pela passagem do aniversário de 80 anos do escritor mato-grossense Bendito Sant’Anna da Silva Freire, em setembro. foto

2008 – Na data de 10 de dezembro realiza uma Exposição do seu Acervo sobre Imprensa & Cultura em Homenagem aos 200 Anos da Imprensa no Brasil. A Mostra realizada no Salão Social do Edifício Florença, em Cuiabá, reuniu jornalistas, escritores e intelectuais.foto

2009Patrona dos Formandos do Curso de Licenciatura em Letras/Modular do UNIVAG - (Turma LET05/2), na Colação de Grau em Janeiro.

2009 a 2012  – Membro do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT).

2009 – Recebe o Mérito Universitário concedido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) – em Resolução n.023/2009 do Conselho Universitário, de 31/07/2009.

2009 – Publica o livro Estudos literários em livros, jornais e revistas, foto no SESC Arsenal, em Cuiabá, na data de 02 de outubro. O livro é relançado no IV Enapel (Encontro Nacional de Pesquisadores de Periódicos Literários), na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Bahia, no dia 16 de setembro de 2010.foto A autora faz a seguinte doação do citado livro entre os anos de 2009 a 2011: 150 exemplares para a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso; 200 exemplares para o sistema único de Bibliotecas do SESC - Departamento Nacional; 200 exemplares para a Secretaria de Educação e Cultura do Município de Lucas do Rio Verde/MT; e, cerca de 500 exemplares para os professores e os alunos da UNEMAT/Letras. (Tiragem do livro: 2.000 exemplares).

2010 – Participação em Banca de Doutoramento de Edleusa Ferreira da Silva, na Universidade de São Paulo (Educação/USP), em 05 de abril. Título da Tese: “Leitura: deleites e angústias. Uma fisiologia simbólica da leitura em leitores habituais e leitores não-habituais”.

2010 – Participação em Banca de Doutoramento de Leonice Rodrigues Pereira, na Universidade de São Paulo (Letras/USP), em 13 de julho. Título da Tese:“Entre percursos e berros: o eu entretecido por fios de memória em Wanda Ramos e em Tereza Albues”.

2011 – No dia 14 de março, ministra a Aula Inaugural do Curso de Letras, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no Rio Grande do Sul, para cerca de 200 alunos e professores. Título: "O Folhetim na França e no Brasil". foto

2011 – Participação em Banca de Doutoramento de Rosemar Coenga, na Universidade de Brasília (Letras/UnB), em 29 de agosto. Título da Tese:“Infância e leitura na memória de escritores”.

2011 – Participação em Banca de Doutoramento de Isaac Newton Almeida Ramos, na Universidade de São Paulo (Letras/USP), em 11 de outubro. Título da Tese:“Vanguardas poéticas em permanência: a revalidação de Wladmemir Dias-Pino e Silva Freire”.

2011 – Em parceria com o SESC/Departamento Nacional, realiza a Exposição Tempo de Almanaque, presente na Festa Literária de Paraty (FLIP), de 07 a 10 de julho; na Jornada Nacional Literária de Passo Fundo, de 22 a 26 agosto; e no Sesc Arsenal, em Cuiabá, de 16 de novembro a 16 de dezembro. foto A Exposição está pecorrendo os Estados brasileiros, desde o ano de 2012.

2012 - Em parceria com o SESC/Mato Grosso, realiza a Exposição Quadrinhos em Revista, de 04 de setembro a 28 de outubro, na Galeria de Artes do Sesc Arsenal. foto Paralelamente a Exposição o Sesc Arsenal ofereceu o Curso de Extensão Quadrinhos: Teoria & Prática (30 hrs/aula).

2012 - Recebe a Comenda do Mérito Cultural Lenine Póvoas outorgada pela Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso. (Resolução n.2793, de 23/11/2012, com fundamento no artigo 3º da Resolução n.759, de 03/10/2007).foto

2013 - Em parceria com o SESC/Mato Grosso realiza no período de 03 a 28 de abril de 2013 (no Salão Social do Sesc Arsenal) o evento Os Deslimites de Manoel de Barros, que reúne a Exposição Manoel de Barros e a Mídia Impressa, e o Curso de Extensão Manoel de Barros: Vida e Obra (40 hrs/aula). A Exposição tem a curadoria do Instituto Memória do Poder Legislativo, sob a coordenação de Isis Catarina Brandão, superintendente do órgão. A citada Exposição foi inaugurada inicialmente em uma na “Noite Cultural” promovida pela Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso na data de 17/12/2012, onde permaneceu no Saguão da entidade por três dias. O objetivo dessa mostra é percorrer estabelecimentos de cultura e ensino do Estado divulgando a vida e a obra de Manoel de Barros.

2013 - Recebe a Ordem do Mérito Mato Grosso, no Grau de Cavaleiro concedido pelo Governo do Estado de Mato Grosso, em Decreto n. 1742, de 23/04/2013.

2013 - Participação em Banca de Doutoramento de Marli Terezinha Walker, na Universidade de Brasília (Letras/UnB), em 17 de dezembro. Título da Tese: “Entre vários amores: três séculos de poesia feminina em Mato Grosso”.

2014 - Participação na Banca de Doutoramento de Renata Beatriz Brandespin Rolon, na Universidade de São Paulo (Letras/USP), em 05 de junho. Título da tese: "No fundo do mato virgem nasceu uma literatura: história e análise de obras direcionadas para crianças e jovens em Mato Grosso".

2014 - Em 09 de setembro lança o livro Páginas do passado. Ensaios de literatura, no XII SEL (Seminário Internacional de Estudos Literários), realizado pela Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Assis. Na oportunidade, a autora presenteia os participantes com 200 unidades do citado livro.

Últimas Fotos

Show de Samba na Varanda da AML
A Academia Mato-grossense de Letras recebeu mais de 300 convidados para o show de música popular brasileira.

 

Novos Acadêmicos
Jantar em comemoração a eleição dos quatro novos acadêmicos que assumirão as cadeiras vagas da AML.

titulo historia em imagens

jose-de-mesquita

José de Mesquita

Esse é José de Mesquita, fundador da Academia Mato-Grossenses de Letras. Mesquita era filho do jurista, abolicionista de mesmo nome. Foi desembargador e dirigiu o Tribunal de Mato Grosso por 10 anos, assim como a própria AML por 40 anos. Com uma produção surpreendente, correspondeu-se com outras instituições culturais e academias de letras pelo Brasil.

blog-pedro-juca