logo-academia-site
logo-academia02
  • Slide 03
  • Slide 02
  • Slide 01
  • Slide 04

clovis-pitaluga-de-moura

Clóvis Pitaluga de Moura

Biografia

Nasceu em Cuiabá-MT, aos 10 de outubro de 1915, descendendo de João Bem Dias de Moura e Adélia Pitaluga de Moura.

Seus estudos fundamental e médio foram realizados em sua terra natal, sendo que o superior na Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, entre os anos de 1934 e 1939. Na mesma escola se especializou em Organização e Administração Hospitalares, recebendo o certificado no ano de 1947.

Sempre foi atento às causas da medicina e sua evolução, por isso participou de vários cursos de aperfeiçoamento, organização e administração hospitalar.

Foi professor na Escola Técnica de Comércio de Cuiabá (1956), na Escola Auxiliar de Enfermagem (1952-1956) e na Universidade Federal de Mato Grosso, onde, além de lecionar, foi orientador acadêmico do Departamento de Medicina.

Lecionou também Clínica Obstétrica, Patologia Cirúrgica e Anatomia junto à Escola de Auxiliar de Enfermagem Dr. Mário Corrêa da Costa, de 1952 a 1956.

Assumiu os cargos de Diretor do Departamento de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (1943-1947); Diretor da Maternidade e Hospital Geral (1946-1966), Secretário de Estado de Saúde (1966-1969), Secretário de Estado de Educação (1966), dentre outras atividades.

Uma de suas preocupações sempre foi a questão ambiental, tendo liderado eventos e movimentos em prol do meio ambiente de Mato Grosso, tendo sido considerado um dos precursores das causas ambientais da região.

Recebeu diversas homenagens e condecorações, dentre as quais a Medalha do Mérito Legislativo “Paschoal Moreira Cabral”, comenda “Ordem do Mérito Estadual” e Diploma “Paulo Harris Felow”.

Faleceu em Cuiabá-MT, aos 10 de outubro de 2002.

 

Últimas Fotos

Show de Samba na Varanda da AML
A Academia Mato-grossense de Letras recebeu mais de 300 convidados para o show de música popular brasileira.

 

Novos Acadêmicos
Jantar em comemoração a eleição dos quatro novos acadêmicos que assumirão as cadeiras vagas da AML.

titulo historia em imagens

jose-de-mesquita

José de Mesquita

Esse é José de Mesquita, fundador da Academia Mato-Grossenses de Letras. Mesquita era filho do jurista, abolicionista de mesmo nome. Foi desembargador e dirigiu o Tribunal de Mato Grosso por 10 anos, assim como a própria AML por 40 anos. Com uma produção surpreendente, correspondeu-se com outras instituições culturais e academias de letras pelo Brasil.

blog-pedro-juca