logo-academia-site
logo-academia02
  • Slide 03
  • Slide 02
  • Slide 01
  • Slide 04

Posse - Luciene Carvalho

posse-lucieneClique para ver a Galeria de FotosA Academia Mato-Grossense de Letras estava em festa na noite da última quinta-feira (13). Luciene Carvalho chegou, ovacionada por uma plateia lotada, com um turbante cor-de-rosa na cabeça e uma blusa cheia de brilhos.

A manta azul dos imortais – que receberia dali a pouco - poderia até esconder um pouco do brilho de suas roupas, mas o de seus olhos estaria ali até o final da festa. A poetisa entrou sob a trilha sonora de ‘O mundo é o Barro’, de O Rappa. Os versos “Moço, peço licença, eu sou novo aqui. Não tenho trabalho, nem passe, eu sou novo aqui” anunciavam que o novo veio para ficar.

Leia mais...

Posse - Flávio José Ferreira

posse-flavio-ferreiraClique para ver a Galeria de FotosNo dia 11 de junho, quinta-feira, o advogado, professor, ator e diretor Flávio José Ferreira assumiu a cadeira 35 da Academia Mato-Grossense de Letras, antes ocupada por Newton Alfredo de Aguiar, José Jayme F. de Vasconcellos e Clóvis de Mello, ex-presidente da AML. A cadeira do novo acadêmico tem como patrono Joaquim Pereira Ferreira Mendes.

Posse - Olga Maria Castrillon Mendes

posse-olga-maria-castrillon-mendesClique para ver a Galeria de FotosNo dia 29 de maio de 2015, assumiu a cadeira 15 da Academia Mato-Grossense de Letras a Professora Olga Maria Castrillon Mendes. Olga representa o ensino universitário, a pesquisa literária e a cidade de Cáceres que, uma vez mais, chega com força na AML.

O antecessor da cadeira 15 da Academia Mato-Grossense de Letras foi Natalino Ferreira Mendes, intelectual reconhecido em MT.

O patrono da cadeira 15 é Joaquim Mendes Malheiros.

 

Convite da posse:

convite-olga

 

Posse - Cristina Campos

Posse - Cristina CamposClique para ver a Galeria de FotosNo dia 02 de maio de 2015, a Profa. Dra. Maria Cristina de Aguiar Campos tomou posse na Cadeira 16 da Academia Mato-Grossense de Letras, assumindo o lugar de Valdon Varjão, o último ocupante. O patrono da Cadeira é Antônio Ramiro de Carvalho.

Cristina Campos é graduada em Letras pela UFMT (1984); especialista em Língua Portuguesa (UFMT, 1989), Semiótica (1995) e Semiótica da Cultura (1996); mestre em Educação, (UFMT, 1999); e doutora em Educação (USP, 2007). É também professora aposentada de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do IFMT – Campus Cuiabá.

Leia mais...

Posse - Sueli Batista

possesueli003Clique para ver a Galeria de FotosNo último dia 18 de novembro, assumiu a Cadeira 34 da Academia Mato-Grossense de Letras a jornalista Sueli Batista. A nova acadêmica sucedeu João Alberto Novis Gomes Monteiro, médico e cronista, ex-presidente da AML. A posse de Sueli Batista é o último evento oficial da Academia Mato-Grossense de Letras do ano de 2014. O presidente Eduardo Mahon agradeceu a sociedade pelo grande prestígio alcançado pela instituição ao longo dos anos e chamou atenção para o calendário de 2015: curso de extensão em literatura, além de mais quatro outras posses, completando as 40 cadeiras da AML.

Leia mais...

Últimos Vídeos

videos-leitura-em-dia-600x320
O quadro "Leitura em dia", do Jornal da Assembleia, traz dicas de leitura para os telespectadores.
 
Contos Estranhos
Convite para o lançamento do livro de Eduardo Mahon.
 

Últimas Fotos

Show de Samba na Varanda da AML
A Academia Mato-grossense de Letras recebeu mais de 300 convidados para o show de música popular brasileira.

 

Novos Acadêmicos
Jantar em comemoração a eleição dos quatro novos acadêmicos que assumirão as cadeiras vagas da AML.

titulo historia em imagens

jose-de-mesquita

José de Mesquita

Esse é José de Mesquita, fundador da Academia Mato-Grossenses de Letras. Mesquita era filho do jurista, abolicionista de mesmo nome. Foi desembargador e dirigiu o Tribunal de Mato Grosso por 10 anos, assim como a própria AML por 40 anos. Com uma produção surpreendente, correspondeu-se com outras instituições culturais e academias de letras pelo Brasil.

blog-pedro-juca