logo-academia-site
logo-academia02
  • Slide 03
  • Slide 02
  • Slide 01
  • Slide 04

Notícias

Sebastião Carvalho assume a Presidência da AML

sebastiao carvalho posse00Clique para ver a Galeria de Fotos

No último 31 de outubro, assumiu a Presidência da AML o escritor Sebastião Carlos Gomes de Carvalho. Ele substitui Marilia Beatriz no comando da mais tradicional instituição literária de Mato Grosso.

Leia mais...

Therezinha de Jesus Arruda doa acervo para a Casa Barão de Melgaço

therezinha01Profa. Therezinha de Jesus Arruda frente ao acervo doado. Foto Sueli Batista

Na manhã de 28 de outubro de 2017, a Casa Barão de Melgaço foi enriquecida com a doação do acervo bibliográfico de Therezinha de Jesus Arruda, historiadora e produtora cultural cuja vocação foi sempre estabelecer estreita relação entre o Brasil e Mato Grosso com a América Latina. Acumulado desde a década de 1960, o conjunto de obras foi dividido em 4 campos temáticos: América Latina, com especial produção sobre Cuba, onde a historiadora residiu e atuou no campo cultural; Brasil, cuja coleção inclui obras raras e hoje esgotadas, além de coleções referentes à trajetória brasileira; Mato Grosso, contendo obras raras sobre a produção bibliográfica referente ao contexto histórico mato-grossense; e Obras Gerais, incluindo a expressiva coleção no campo da Ciência e Sociologia Política, além de coleções de consulta geral.

Leia mais...

Relatório da Gestão 2015/2017 - Pres. Marília Beatriz de Figueiredo Leite

relatorio-gestao-2015-2017-marilia-leite

A posse da chapa MULTIFACETADA foi contemplada com as presenças significativas dos vizinhos da Academia Sul Mato Grossense, do correspondente Gilberto Mendonça Telles e a súbita chegada de WLADEMIR DIAS PINO.

No dia seguinte à posse rebemos a visita da poeta Regina Pouchain que tratou sobre sua tarefa poética. Nessa reunião também esteve presente Thalita, estudante que acabava de ganhar um mérito por seu fazer poético.

Leia mais...

Acadêmico Wanderlei Reis lança livro sobre direito ambiental

livro-tutela-penal-ambiental-wanderlei

O acadêmico Wanderlei José dos Reis, titular da cadeira 5 da AML, pós-doutor e doutor em direito e mestre em direito constitucional, acaba de lançar, pela editora Juruá, seu sétimo livro, intitulado “Tutela Penal Ambiental: Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica”. A obra é dirigida a acadêmicos e operadores do direito em geral, que poderão adquiri-la pelo site da editora.

Leia mais...

Uma noite memorável para a Cultura cuiabana

capa-artigo-lancamento-contos-estranhosClique para ver a Galeria de Fotos

Lançamento de livro de Eduardo Mahon e de filme de João Manteufel reúne multidão de artistas, culturetes e muitos, muito jovens

A festa cultural – sim, foi uma festa o lançamento do livro “Contos Estranhos”, do escritor Eduardo Mahon, e avant-première do filme “O Poder da Palavra”, de João Manteufel – agitou meio mundo cuiabano na noite de terça-feira, primeiro de agosto. Para o setor cultural, o falado mês do cachorro louco começou bem, com jeito de gatinho manso.

Leia mais...

Últimos Vídeos

Cidade em Arte - Marília Beatriz Leite
 
videos-leitura-em-dia-600x320
O quadro "Leitura em dia", do Jornal da Assembleia, traz dicas de leitura para os telespectadores.
 

Últimas Fotos

Show de Samba na Varanda da AML
A Academia Mato-grossense de Letras recebeu mais de 300 convidados para o show de música popular brasileira.

 

Novos Acadêmicos
Jantar em comemoração a eleição dos quatro novos acadêmicos que assumirão as cadeiras vagas da AML.

titulo historia em imagens

jose-de-mesquita

José de Mesquita

Esse é José de Mesquita, fundador da Academia Mato-Grossenses de Letras. Mesquita era filho do jurista, abolicionista de mesmo nome. Foi desembargador e dirigiu o Tribunal de Mato Grosso por 10 anos, assim como a própria AML por 40 anos. Com uma produção surpreendente, correspondeu-se com outras instituições culturais e academias de letras pelo Brasil.

blog-pedro-juca