logo-academia-site
logo-academia02
  • Slide 03
  • Slide 02
  • Slide 01
  • Slide 04

Acadêmica Marta Cocco ganha prêmio literário

marta-cocco-naoprestapranada

A acadêmica Marta Helena Cocco foi uma das ganhadoras do Prêmio de Literatura Mato Grosso, patrocinado pelo Estado de Mato Grosso. A atual ocupante da Cadeira 18 foi selecionada na categoria prosa entre mais de 200 concorrentes.

O livro “Não Presta pra Nada”, publicado pela Editora Carlini e Caniato, compõe-se de doze contos, 10 narrados por personagens mulheres, testemunhas ou protagonistas de algum drama, e outros dois por um narrador onisciente em que o drama central é vivido por uma personagem mulher. Essas mulheres são marcadas pelo signo comum da dor, oriunda de opressão, preconceito, violência, etc. E, nesse sentido, o arquétipo da mãe está presente na própria função da escrita, como aconchego, como catarse.

Na cerimônia de entrega da premiação, estavam presentes o Governador Pedro Taques, o Secretário de Cultura, Leandro Carvalho e o 1o Vice-presidente da Academia Mato-Grossense de Letras, José Cidalino Carrara, representando a instituição.

Últimos Vídeos

videos-leitura-em-dia-600x320
O quadro "Leitura em dia", do Jornal da Assembleia, traz dicas de leitura para os telespectadores.
 
Contos Estranhos
Convite para o lançamento do livro de Eduardo Mahon.
 

Últimas Fotos

Show de Samba na Varanda da AML
A Academia Mato-grossense de Letras recebeu mais de 300 convidados para o show de música popular brasileira.

 

Novos Acadêmicos
Jantar em comemoração a eleição dos quatro novos acadêmicos que assumirão as cadeiras vagas da AML.

titulo historia em imagens

jose-de-mesquita

José de Mesquita

Esse é José de Mesquita, fundador da Academia Mato-Grossenses de Letras. Mesquita era filho do jurista, abolicionista de mesmo nome. Foi desembargador e dirigiu o Tribunal de Mato Grosso por 10 anos, assim como a própria AML por 40 anos. Com uma produção surpreendente, correspondeu-se com outras instituições culturais e academias de letras pelo Brasil.

blog-pedro-juca