logo-academia-site
logo-academia02
  • Slide 03
  • Slide 02
  • Slide 01
  • Slide 04

Relatório da Gestão 2015/2017 - Pres. Marília Beatriz de Figueiredo Leite

Relatório da Gestão 2015/2017  - Pres. Marília Beatriz de Figueiredo Leite

relatorio-gestao-2015-2017-marilia-leite

A posse da chapa MULTIFACETADA foi contemplada com as presenças significativas dos vizinhos da Academia Sul Mato Grossense, do correspondente Gilberto Mendonça Telles e a súbita chegada de WLADEMIR DIAS PINO.

No dia seguinte à posse rebemos a visita da poeta Regina Pouchain que tratou sobre sua tarefa poética. Nessa reunião também esteve presente Thalita, estudante que acabava de ganhar um mérito por seu fazer poético.


Em outubro realizamos a primeira reunião ordinária que ainda foi no espaço da Casa Barão de Melgaço. A partir daí começaram as tratativas para a requalificação da edificação junto ao IPHAN e Prefeitura Municipal. Entre idas e vindas embora a requalificação tenha sido iniciada em novembro com PROMESSA de que o estabelecimento seria entregue ano seguinte, portanto em 2016 e tal não ocorreu.

Tempo de andanças dos confrades e confreiras para realização das reuniões estatutárias. AML peregrinando por Cuiabá várias vezes na TV CIDADE VERDE, OAB, CDL , Museu e até ´confeitaria.

Em janeiro de 2016 a Presidência como protesto pelo invólucro de madeira que impedia o pleno exercício das nossas sessões no espaço acadêmico, convocados alguns confrades os mesmos picharam com seus poemas e seus feitos literários o tapume da Academia. Isto levou o nome “LETRAS NA RUA”. Notícia em jornais e tempo na TVCA. Também a Rádio Patrulha veio para “entender“ e por conta de denúncia. Enfim conseguimos balançar algumas estruturas!

A Presidente foi substituída pelo Vice-Presidente José C. Carrara que contribuiu com sua elegância pelos bons trabalhos realizados. Após a volta da Presidente ocorreram alguns importantes feitos.

Em junho de 2016 comemoramos o centenário de Gervásio Leite no Teatro Universitário.

Nesse mesmo ano vários encontros foram realizados com a Secretaria de Cultura do Estado no intuito de parcerias entre a mesma, a AML e o IHGMT. Contrapartidas propostas tanto pela AML quanto pelo IHGMT.

Em dezembro de 2016 comemoramos noventa e cinco anos da Academia Mato Grossense de Letras no Palácio das Artes ou Biblioteca Estevão de Mendonça. Lançada a Revista comemorativa dos 95!

Em reunião realizada no início de 2017 ficou decidida por sugestão da Presidência, que seria necessária NOTIFICAÇÂO EXTRAJUDICIAL.

Ao receber convite do Presidente da Academia Sinopense de Ciências e Letras, Professor IRINEU JAEGGER fomos prontamente atender o chamamento e a recepção foi bastante calorosa com posse de vários membros .

Com o apoio irrestrito do confrade Eduardo Mahon e ajuda de Cristina Campos a NOTIFICAÇÂO foi realizada: Prefeitura. IPHAN E SECRETARIA DE CULTURA receberam o documento. Destacamos as preciosas colaborações de Elizabeth M. Siqueira e João Carlos V. Ferreira!

Imediatamente, a Presidente levou ao conhecimento da Empresa construtora, do Secretário Zito Adrien e demais coadjuvantes municipais que demonstraram interesse e FINALMENTE entregaram a Academia em maio do ano em curso! Recomeçamos nosso trabalho na Casa Barão de Melgaço e recebemos alunos e professores do Liceu Cuiabano e até de Escola de município distante da capital.

Tivemos uma parceria com a UFMT via Depto de Letras (FRANCÊS) e realizamos o Inverno Literário Cuiabano com a presença de Professores da Universidade Sorbonne e atrativos artístico-0culturais.

Retomamos nossas reuniões no espaço apropriado e iluminado CASA BARÂO DE MELGAÇO!

EMPRESTAMOS A CASA PARA A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE CULTURA QUE REALIZOU A POSSE DOS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Ainda tivemos tempo para o lançamento do livro de CAIO AUGUSTO RIBEIRO.

EM DATA DE 11 DE SETEMBRO DO ANO EM CURSO ASSINAMOS CONTRATO DE COMODATO DE BENS MÓVEIS REFERENTE AOS CONDICIONADORES DE AR (3) E UMA GELADEIRA COM A PREFEITURA MUNICIPAL. E, finalmente, a felicidade de dar posse ao poeta ACLYSE DE MATTOS que veio até com dança de Zulmira Canavarros!

 

Agradeço aos companheiros que acompanharam minha jornada! Sou feliz por ter confrades e confreiras de escol!

 

AGORA ESTAMOS FELIZES PELA VINDA DO INTELECTUAL S. CARLOS GOMES DE CARVALHO!

 

MARÍLIA BEATRIZ – PRESIDENTE
JOSÉ C.CARRARA – VICE PRESIDENTE
IVENS CUIABANO SCAFF - 2° VICE –PRESIDENTE
SUELI BATISTA – SECRETÁRIA
FLÁVIO FERREIRA – TESOUREIRO
JOÃO BATISTA DE ALMEIDA - 2° TESOUREIRO

CONSELHO EDITORIAL:
ELIZABETH MADUREIRA SIQUEIRA, MARTA COCCO E CRISTINA CAMPOS

CONSELHO FISCAL:
NILZA QUEIROZ FREIRE, S. CARLOS GOMES DE CARVALHO E EDUARDO MAHON.

 

CUIABÁ, TERRA AGARRATIVA E LINDA

Tarde ensolarada, 29 de setembro de 2017.

Últimos Vídeos

prog cuiaba 300 anibal alencastro
No programa Cuiabá 300 anos, José Carrara conversa com o geógrafo e historiador Anibal Alencastro sobre a história de Cuiabá.
 
videos-leitura-em-dia-600x320
O quadro "Leitura em dia", do Jornal da Assembleia, traz dicas de leitura para os telespectadores.
 

Últimas Fotos

Show de Samba na Varanda da AML
A Academia Mato-grossense de Letras recebeu mais de 300 convidados para o show de música popular brasileira.

 

Novos Acadêmicos
Jantar em comemoração a eleição dos quatro novos acadêmicos que assumirão as cadeiras vagas da AML.

titulo historia em imagens

jose-de-mesquita

José de Mesquita

Esse é José de Mesquita, fundador da Academia Mato-Grossenses de Letras. Mesquita era filho do jurista, abolicionista de mesmo nome. Foi desembargador e dirigiu o Tribunal de Mato Grosso por 10 anos, assim como a própria AML por 40 anos. Com uma produção surpreendente, correspondeu-se com outras instituições culturais e academias de letras pelo Brasil.

blog-pedro-juca